Psicoterapia para Adolescentes
Um pouco sobre mim..
Me chamo Mariana Andrade Silva Alves, sou psicóloga formada em 2012 pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na cidade histórica de São João del-Rei, em Minas Gerais.
Durante minha trajetória profissional realizei Pós-Graduação em Saúde Mental e Coletiva, Formação em Psicologia Clínica Fenomenológica-Exsitencial, assim como cursos específicos na área da Adolescência, como "A Clínica do Paciente Adolescente", "Práticas em Orientação Profissional Clínica", dentre outros, além de participar continuamente de grupo de estudos e supervisões clínicas.
Atuei em unidades de assistência social, saúde básica e saúde mental, com situações de violências diversas, ansiedade, depressão, ideação suicida, transtornos mentais, dentre outros, seja através de atendimento individual, familiar ou coordenação de grupos terapêuticos. Desde 2021 me dedico exclusivamente aos atendimentos clínicos.
Abordagem Terapêutica
Atuo com base na Psicologia Fenomenológico-existencial, que é uma das perspectivas em psicologia e tem suas raízes na Filosofia.
O Existencialismo é uma corrente filosófica que apresenta fundamentos para entender o ser humano e seu modo de ser. É através do método fenomenológico que para mim é possível entender o ser humano e fazer o trabalho clínico.
O método fenomenológico é traduzido pela clínica psicológica de perspectiva fenomenológico-existencial por uma atitude de compreensão das singularidades, dos sentidos e significados próprios que cada um atribui das situações e experiências. Evitamos generalizações, pressuposições ou explicações de antemão do comportamento humano.
Entendo que o ser humano é responsável pela própria vida, considerando sempre seus limites (sejam elas sociais, físicas, econômicas, de tempo histórico e da finitude da própria existência...) e ele é também possibilidade.
Esta abordagem entende que o homem é sempre em relação com as outras pessoas e com o mundo, constituindo e sendo constituído por ele. Não há como separar homem e mundo, é sempre o homem de seu tempo histórico. Este homem se monstra em sua experiência cotidiana, nas suas ações do dia a dia, está sempre se fazendo através da ação. É possibilidade de constante transformação, portanto, aberto às mudanças, nunca está pronto e imutável.
Cabe ao terapeuta existencial compreender como este que vem ao consultório entende a si e o mundo, como a experiência é sentida por ele para assim acompanhá-lo neste processo, em suas angústias, ansiedades, medos, dificuldades e sofrimentos que lhe aparecem para que um novo modo de ver ou ser possa surgir.
